Com data base em janeiro, finalmente o Sindicato dos Comerciários de Paulo Afonso e Região (SINCOPA) concluiu as negociações para renovação da convenção coletiva de trabalho com os supermercados. No novo acordo, o sindicato conseguiu reajuste integral da inflação para quem ganha acima do piso. No reajuste para os pisos, o índice foi ainda melhor, pois a categoria obteve ganho real.
O triênio, o quebra de caixa de 10%, a bonificação do trabalho aos domingos e feriados, o feriado do DIA DO COMERCIÁRIO E COMERCIÁRIA, conquistas históricas da categoria, foram mantidas. Para uma inflação de 3,71%, no novo acordo o sindicato assegurou um reajuste de 7% para os pisos, garantindo o pagamento das diferenças salariais de janeiro a abril. Para os empregados que recebem acima do piso salarial, o reajuste foi de 3,71%, mesmo índice da inflação de 2023. As diferenças salariais também estão garantidas.
Deve-se considerar que o governo do presidente Lula concedeu um aumento maior para o salário mínimo, que agora é reajustado pela recomposição da inflação e o crescimento da economia do país. Assim, o reajuste foi de 6,97%, para uma inflação de 3,71%. Na prática, a correção dos salário do trabalhador mudou para melhor. Os números demonstram isso.
Destaque e reconhecimento para a comissão de negociação do SINCOPA que, é composta pela diretora Janeide Ferraz e pelos diretores Adauto Alves e João Batista (nosso diretor regional, em Ribeira do Pombal), além do presidente da entidade, Jurandir Roque. O próximo passo agora é fechar o acordo para o setor lojista do comércio de Paulo Afonso, Jeremoabo e região.
Fonte: Redação Sincopa